Tipos de bancos

Autor: 
Lee Ann Obringer

Há diversos tipos de instituições bancárias e inicialmente elas eram bem distintas. Bancos comerciais foram originalmente constituídos para fornecer serviços para empresas. Atualmente, a maior parte dos bancos comerciais oferecem contas a todos.

Bancos de poupança, bancos de poupança/empréstimo, bancos cooperativos e associações de crédito são normalmente classificados como instituições de poupança e empréstimo. Originalmente, cada um se destinava a atender às necessidades específicas das pessoas que não eram atendidas pelos bancos comerciais. Os bancos de poupança foram fundados com a intenção de fornecer um local em que os trabalhadores de baixa renda poupassem seu dinheiro. As associações de poupança e empréstimo e bancos cooperativos foram estabelecidos durante o século XIX para possibilitar que os operários e outros trabalhadores de baixa renda comprassem casas. As uniões de crédito eram normalmente abertas por pessoas que compartilhavam um vínculo em comum, trabalhando na mesma empresa (geralmente uma fábrica) ou vivendo na mesma comunidade. A principal função da união de crédito era fornecer empréstimos emergenciais a pessoas que não podiam tomar empréstimos pelos canais tradicionais. Estes empréstimos poderiam ser para coisas como despesas médicas ou reformas das casas.

Agora, mesmo que ainda exista uma diferença entre os bancos e instituições de poupança e empréstimo, eles oferecem muitos serviços iguais. Os bancos comerciais podem oferecer empréstimos para a aquisição de carros, as instituições de poupança e empréstimo podem fazer empréstimos comerciais e as uniões de crédito oferecem hipotecas!