Tipos de banners

Autor: 
Tom Harris

Assim como os anúncios impressos, os banners aparecem de várias formas e tamanhos. O IAB, Internet Advertising Bureau (Departamento de Propaganda da Internet - site em inglês) especifica oito tipos diferentes de tamanho, de acordo com as dimensões em pixels. Um pixel é a menor unidade de cor usada para fazer imagens em um computador ou em uma tela de televisão. Os tamanhos padronizados de banners do IAB são:

Banner Ad Example

O full banner (468 x 60) é com certeza o mais popular, mas você encontra todas estas variações pela web. Estes não são todos os tamanhos e formatos de banner, mas são uma boa representação dos banners mais comuns. Não há padrão universal para o tamanho do arquivo dos banners, mas a maioria dos sites impõem seus próprios limites, geralmente algo entre 12 Kb a 16 Kb. Isto ocorre porque os banners aumentam o tamanho total do arquivo da página em que eles aparecem, influenciando o tempo que ela leva para ser carregada.

Como você provavelmente já notou enquanto navega na Internet, os conteúdos gráficos variam consideravelmente nos banners. Os mais simples apresentam apenas um GIF estático ou uma imagem JPEG, com um link para a página do anunciante. Mais comuns são os GIFs animados, que mostram várias imagens diferentes em sucessão, às vezes para criar o efeito de movimentos animados. Existem também os banners de mídia rica - anúncios que usam áudio, vídeo, ou programação de Java e Shockwave. Estes banners geralmente têm um tamanho maior, mas são muitas vezes interativos.