Como funcionam os caça-níqueis

Autor: 
Tom Harris

Clique aqui ou na imagem acima para jogar caça níquel online!

Originalmente, os cassinos instalaram as máquinas caça-níqueis como uma diversão para jogadores casuais. Diferente dos tradicionais jogos de mesa (como blackjack ou dados), os caça-níqueis não requerem nenhum conhecimento de jogo e qualquer um pode jogar com uma pequena aposta.

A idéia provou ser um sucesso monstruoso - os caça-níqueis no final das contas saíram de um lugar secundário para se tornarem o jogo mais popular e lucrativo, faturando mais de 60% dos lucros anuais dos jogos nos Estados Unidos. No Brasil, esta prática é proibida por lei.

A tecnologia dos caça-níqueis também mudou muito com os anos. Os projetos clássicos de metal foram quase todos trocados por máquinas controladas por computador. Mas o jogo se manteve o mesmo. O jogador puxa uma alavanca para girar uma série de bobinas (geralmente três) que têm figuras impressas nelas. Ganhar ou perder é determinado por quais figuras se alinham com a linha de pagamento, uma linha no meio do vidro por onde se olha. Se cada bobina mostra a mesma figura vencedora na linha de pagamento, você ganha. Certas imagens sozinhas, de vez em quando, também são vencedoras. O quanto você ganha (prêmio) depende de quais figuras apareceram na linha de pagamento.

Neste artigo, descobriremos o que coloca as bobinas em movimento nas modernas máquinas caça-níqueis como nos antigos modelos mecânicos. Também veremos o que determina as chances de ganhar e daremos uma olhada em variações populares do jogo tradicional.

O projeto clássico do caça-níquel funciona com uma configuração elaborada de engrenagens e alavancas. O elemento central é um cabo de metal, que apóia as bobinas. Esse cabo é conectado a um mecanismo de alavanca que movimenta as peças. Um sistema de freio faz com que as bobinas parem de girar e sensores comunicam a posição das bobinas ao sistema que paga. Um detector de moedas inicialmente registra que uma moeda foi inserida e destrava um freio para que a alavanca possa se mover.

Existem diversas maneiras de arrumar esses elementos e, ao longo dos anos, os fabricantes já tentaram várias abordagens. O diagrama abaixo mostra um projeto representativo.

Clique nas três áreas de "clique aqui" para ver as partes do mecanismo. Depois leia a descrição abaixo para mais detalhes.

Esse projeto inclui três bobinas montadas em um cabo central. O cabo central apóia três discos dentados, que são conectados com as três bobinas. Um segundo cabo abaixo do central apóia um chutador, uma peça de metal incluindo três batedores. Os batedores do chutador são alinhados para que possam empurrar contra os dentes nos três discos. O segundo disco também apóia uma série de dentes conectados travadores, que se travam nos dentes dos discos.

O chutador e as travas são ambos conectados a molas, que os seguram em uma posição de espera. O chutador é mantido em um lugar atrás dos discos, enquanto que as travas são mantidas contra os discos, trancando-os no lugar.

Aqui está o que acontece quando um jogador puxa a alavanca:

1. a alavanca gira um mecanismo de gancho, que agarra o chutador, puxando-o para frente (na direção do jogador);

2. um pegador na parte oposta do chutador agarra uma excêntrico de controle e o coloca sobre o eixo e para a frente. Isso gira uma série de engrenagens conectadas ao excêntrico de controle. Uma mola puxa o excêntrico para sua posição original, mas o conjunto da engrenagem diminui a velocidade consideravelmente - as engrenagens agem como um atraso mecânico;

3. quando o excêntrico de controle é colocado sobre o eixo para frente, ele libera uma chapa de excêntrico sobre molas, que se estende pela parte de trás da máquina;

4. o excêntrico de controle também puxa as travas para longe dos discos dentados. Conforme o chutador continua se movendo, ele empurra as travas contra diversos pegadores na chapa de excêntrico. Isso prende as travas no lugar, para que os discos e as bobinas possam girar livremente;

5. enquanto a alavanca continua a mover o chutador, os batedores empurram os discos brevemente para frente. Quando a alavanca é puxada toda para trás e o chutador passou pelos discos, o fundo do mecanismo de gancho vai para cima de encontro com uma superfície inclinada. A inclinação coloca o gancho sobre o eixo para frente, o que faz com que o chutador seja solto;

6. a mola do chutador o impulsiona para trás em grande velocidade. Os batedores do chutador batem nos dentes dos discos, girando as bobinas rapidamente;

7. enquanto tudo isso está acontecendo, o excêntrico de controle está vagarosamente retornando para sua posição original. Ao voltar, empurra a chapa de excêntrico de volta, o que solta as travas. Pegadores diferentes se segurando em travas diferentes são posicionados para que a chapa de excêntrico solte as travas uma de cada vez. Cada trava se solta para frente e se tranca em um dente, mantendo a bobina na posição.

Do ponto de vista do jogador, a coisa acontece assim: ele puxa a alavanca, em seguida escuta uma pancada e as três bobinas começam a girar. As três bobinas param abruptamente, uma de cada vez, seguidas pelo pagamento (se necessário). O fato de pararem uma de cada vez cria o suspense. Se a primeira bobina pára no símbolo do grande prêmio, você tem que esperar a próxima bobina parar para ver se vai cair no grande prêmio e finalmente, a terceira. Se as três mostrarem o símbolo certo, o jogador vence.

Máquinas caça-níqueis mecânicas convencionais eventualmente deram lugar às máquinas elétricas, que funcionavam com princípios similares. Em uma máquina elétrica, as bobinas são giradas por motores e as travas são ativadas por solenóides, mas o jogo funciona basicamente do mesmo jeito. Máquinas elétricas têm um sistema mais sofisticado de lidar com o dinheiro, como os que podem ser encontrados em uma máquina de venda automática, com luzes brilhantes e efeitos sonoros.

Em ambos os sistemas, uma vez que as bobinas pararam, os caça-níqueis têm que verificar se o jogador ganhou ou perdeu. Na próxima seção, examinaremos alguns sistemas que fazem essa determinação.

Teste seus conhecimentos sobre:

Caça-níqueis