Cartões de conta corrente X cartões múltiplos

Autor: 
Jim Bowen

Como uma alternativa ao cheque  e ao cartão de crédito, a maioria dos grandes bancos associou-se às principais empresas de cartão de crédito para lançar o cartão múltiplo.

Estes diferem um pouco dos cartões de banco Antes de mais nada, com os cartões múltiplos é possível debitar dinheiro da conta corrente ao invés de obter crédito no momento da compra e receber uma fatura mensal, como ocorre com o cartão de crédito.

Além disso, os cartões de conta corrente podem ser utilizados somente nos caixas eletrônicos (e em algumas mercearias), enquanto que os cartões múltiplos são aceitos na maioria dos estabelecimentos que recebem cartão de crédito, como:

 

  • mercearias
  • postos de gasolina
  • lojas de móveis e utensílios domésticos
  • livrarias
  • bilheterias (entradas para concertos, passagens aéreas, etc)
  • farmácias
  • hotéis
  • restaurantes

Contudo, há exceções, como alguns hotéis e serviços de aluguel de carros, que somente aceitam cartões de crédito devido à facilidade, aos menores custos e aos riscos inferiores. As pessoas que aceitam os cartões múltiplos geralmente deixam certa quantia de dinheiro em suspenso na conta. O custo é, normalmente, o de uma estadia e o de um aluguel de carro, incluindo as tarifas e outros custos, somado a uma porcentagem do total ou taxa para cobrir possíveis danos. Após fechar a conta do hotel ou devolver o carro à empresa de aluguel, a diferença entre a quantia em suspenso e seus gastos é depositada em sua conta. Este é um fato a se considerar no momento de utilizar o cartão múltiplo para fazer uma reserva de hotel ou alugar um carro.


Os cartões bancários e os cartões múltiplos podem ser utilizados de forma diferente

É possível utilizar o cartão múltiplo tanto para o crédito como para o débito, das duas maneiras o dinheiro sairá da sua conta. A única diferença está no fato de que, caso você queira "crédito" deve assinar o comprovante, porém se for débito precisa digitar sua senha secreta ao invés de assinar. Alguns bancos cobram uma taxa pelo uso do cartão múltiplo, porém os mesmos não cobram para o uso deste como cartão de crédito.

É fácil perceber a diferença entre um cartão de conta corrente simples e um cartão múltiplo: o cartão múltiplo possui seu nome, o número do cartão de crédito, o logotipo da companhia de crédito e o do banco. O cartão de conta corrente possui seu nome, o número da conta corrente e o logotipo do banco na parte da frente. Os dois possuem fitas no verso destinadas a assinatura do usuário. A empresa do cartão múltiplo possui acordos com os bancos para lançar cartões parecidos com o do cartão de crédito Visa. Este pode ser utilizado em qualquer estabelecimento que aceite cartões de crédito Visa e em caixas eletrônicos ao redor do mundo.