Como funciona o novo cálculo do PIB

Autor: 
Luís Indriunas
cálculo do PIB

PIB é a sigla de Produto Interno Bruto. Esta é a medida de toda a riqueza gerada em um determinado território por um determinado período de tempo. No Brasil, por exemplo, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga trimestralmente o PIB do País e anualmente dos municípios e estados.

Em março de 2007, o instituto anunciou novos parâmetros para o cálculo do índice, o que elevou, por exemplo, o crescimento do PIB de 2006, que, pela metodologia antiga, foi de 2,9% e, com a nova metodologia, passou para 3,7%.

O PIB brasileiro é calculado desde a década de 40. Primeiro pela Fundação Getúlio Vargas, depois pelo IBGE. Obviamente, durante todo esse período, os parâmetros para o cálculo foram mudando, assim como a dinâmica econômica não só brasileira, mas de todo o mundo capitalista. Até 2006, o cálculo era feito com parâmetros estabelecidos em 1985. Os novos parâmetros seguem a determinação do Fundo Monetário Internacional e têm sem sido modificados por vários países. A China, por exemplo, mudou suas bases de cálculo em 2005.

 

Crédito: Agência Sebrae

  A importância do PIB é grande. Esse número é a base de várias outras estatísticas como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). É a partir do PIB também que vários parâmetros de políticas públicas são adotadas. A Lei Geral para Micro e Pequenas Empresas, por exemplo, estabelece os limites para constituição dessas empresas a partir do PIB de cada Estado.
Veja a seguir como é feito o cálculo do PIB no Brasil.