Como funcionam as casas de penhores nos Estados Unidos

Autor: 
Marshall Brain

As casas de penhores são comuns nos Estados Unidos. Você já esteve em uma? Para muitas pessoas, parece haver algo de, digamos, suspeito nesses lugares. Mas, se você nunca esteve em uma casa destas, pode estar perdendo verdadeiras pechinchas. Uma casa de penhores é como uma dúzia de bazares e mercados de pulgas em um único lugar. Elas também têm um importante papel em algumas comunidades, pois são uma maneira fácil e rápida de conseguir pequenas quantias de dinheiro.


Casas de penhores são encontradas em praticamente qualquer cidade americana

Há três coisas que acontecem em qualquer casa de penhores centenas de vezes por dia:

  • pessoas emprestam dinheiro, deixando algum objeto como garantia;
  • pessoas vendem produtos usados;
  • pessoas compram produtos novos e usados.

Nesse artigo, descobriremos o que se passa nos bastidores de uma casa de penhores. Visitaremos a loja Rick's Music and Pawn e conversaremos com o penhorista Gale Ausley. Veremos que no coração de toda casa de penhores existe uma fantástica lição de economia. Também falaremos sobre a pergunta mais comum feita sobre as casas de penhores: "Essas coisas são legítimas?"

Penhora no Brasil
A penhora de bens móveis no Brasil é uma exclusividade da Caixa Econômica Federal (CEF). Criado em 1861 no País, a modalidade oferece os juros mais baixos do mercado, viabilizando o acesso rápido ao crédito, sem a análise de cadastro ou exigência de avalista. Para obter o empréstimo, o interessado penhora o bem, recebendo, em dinheiro, 80% do valor de avaliação, além de contar com amplas possibilidades de renegociação para o seu resgate. O Senado brasileiro vem discutindo a possibilidade de abertura de casas de penhora privadas no País, mas nada foi resolv ido.