Como ganhar um milhão de dólares

Autor: 
Lee Ann Obringer
stack o' cash
Imagem cedida por MSN Clipart

Um milhão de dólares não é mais o que era antes. Graças à inflação, há hoje mais milionários do que nunca. Em 2005, o Wall Street Journal disse que haviam 7,5 milhões de milionários no mundo - um número recorde. No fim de 1999, havia 2,8 milhões de norte-americanos com um milhão de dólares em ativos investíveis (o que significa que o valor de suas casas não estava incluído nesses ativos). Esses são os chamados indivíduos de grande fortuna (em inglês: high-net-worth individuals - HNWI).

Cerca de 2,5 milhões de pessoas têm de um a cinco milhões de dólares em ativos investíveis; 200 mil têm de cinco a dez milhões de dólares, e o resto tem mais de dez milhões de dólares. Isso sem considerar a quantidade de pessoas nesse país que têm um patrimônio líquido de um milhão de dólares se você incluir suas próprias residências.

Antes de saber como se tornar um milionário, vamos definir a meta. O que é que faz alguém ser milionário? É ter um milhão de dólares no banco? Claro, a não ser que ele também deva um milhão. Alguém que possui uma casa que vale um milhão de dólares é um milionário? Não se houver uma hipoteca nela.

A maioria das pessoas define um milionário como alguém que tem ativos financeiros que chegam a um milhão de dólares - em outras palavras, alguém com um patrimônio líquido de um milhão de dólares. Há, entretanto, maneiras distintas de determinar o patrimônio líquido. Alguns contam o valor da residência principal da pessoa, outros não. Para muitos de nós, nossa residência principal é nosso bem mais valioso, portanto não incluí-lo como parte de nosso patrimônio líquido baixa consideravelmente nossa linha de base.

Como o dinheiro que está investido em imóveis não está facilmente acessível (conhecido por ativos de baixa liquidez), alguns só consideram uma pessoa milionária se ela tem 1 milhão de dólares em ativos líquidos, como dinheiro ou ações. Neste artigo, consideraremos alguém milionário se ele tiver um patrimônio líquido de 1 milhão de dólares no mínimo, incluindo o valor de sua residência principal.

Mas como você calcula seu patrimônio líquido? Isso é simples (de uma certa forma). É só somar o valor de seus ativos, que incluem sua casa, os móveis, seus carros, suas contas bancárias e seus investimentos. Subtraia então todas as suas obrigações, que incluem o saldo de sua hipoteca, financiamento de carro, saldo dos cartões de crédito e outras dívidas pendentes. O que sobra é seu patrimônio líquido. (Experimente esta calculadora on-line (em inglês) para simplificar as contas.)

Agora, vamos dar uma olhada no estilo de vida dos milionários e descobrir o que a maioria deles têm em comum.

Quanto deve ser seu patrimônio líquido?

De acordo com Thomas J. Stanley, autor de "A mente milionária" e "O milionário mora ao lado," uma boa maneira de determinar qual deveria ser seu patrimônio líquido é multiplicar sua idade pela sua renda anual (todas as fontes) e dividir por 10. Por exemplo, se você tem 30 anos e ganha 50 mil dólares por ano, você deve ter um patrimônio líquido de 150 mil dólares. Se você tiver 40 anos e ganha 100 mil dólares por ano, você deve ter um patrimônio de 400 mil dólares.