O que é preciso

Autor: 
Lee Ann Obringer

Bill Gates
Imagem cedida por Microsoft
Bill Gates teve o melhor dos dois mundos: um grande fundo fiduciário e um espírito empreendedor que o levou ao sucesso

Há essencialmente duas maneiras diferentes de você ganhar um milhão de dólares: a maneira fácil e a difícil.

A maneira fácil
A maneira mais simples de ficar milionário é escolher os pais e/ou os avós certos. Paris Hilton da rede de hotéis Hilton "escolheu" este caminho, como fizeram Jamie Johnson da Johnson & Johnson e muitos outros. Já que nossa linhagem e os fundos fiduciários correspondentes geralmente estão fora de nosso controle, a maioria de nós não pode tirar proveito deste método.

Se você tiver uma sorte incrível ou tem um talento especial para jogos, você pode ter a chance de ganhar na loteria, acertando o grande prêmio em Las Vegas ou ganhando uma bolada num programa de auditório. Mas estes métodos podem ou não lançar você no círculo dos milionários. Além disso, com abordagem de Las Vegas você pode achar que está com estrela (neste caso você deve ver nosso artigo Como funciona o jogo de craps) e em seguida perder toda sua fortuna na próxima jogada.

Se você tiver um talento atlético extremo, você pode tentar a pequena chance de ganhar milhões como atleta profissional. LeBron James, que foi direto da escola secundária para a NBA, obteve um contrato de 90 milhões de dólares com a Nike antes mesmo de ter jogado uma única partida de basquete profissional.


Craps table
Imagem
cedida por Atlantic City Convention & Visitors Authority

Você sempre pode acertar num cassino e ganhar bastante dinheiro - mas as chances de se tornar milionário não são boas

Bill Gates tem o melhor dos dois mundos. Não só Bill Gates é ambicioso e um empreendedor de extremo sucesso, ele também tinha a segurança de um fundo fiduciário de um milhão de dólares para voltar atrás - se necessário. A maioria das pessoas comuns não tem essa sorte, mas, ainda assim, isso não impediu mais de 7 milhões de pessoas de se tornarem milionárias.

A maneira difícil

Ainda que você não seja um bebê de fundo fiduciário e não seja a pessoa mais sortuda, você ainda pode 'crescer'. Como mencionamos antes, a maioria dos milionários se fizeram por si próprios, pessoas comuns como você. Mas eles tinham uma meta para se tornarem milionários - ou pelo menos a meta de conseguir a independência financeira. Para atingir suas metas, a maioria deles iniciou seu próprio negócio, simplesmente porque é difícil ganhar bastante dinheiro para ser milionário quando você trabalha para uma outra pessoa. Ao contrário, você está tornando-as milionárias.

Nada é certo. Mas se você realmente tem a chance de ganhar um milhão de dólares, ter seu próprio negócio é uma das melhores maneiras. Claro, iniciar seu próprio negócio significa correr riscos, mas pode não ser o risco que sempre imaginamos que fosse. Segundo um artigo na
Business.com, o velho ditado que de 10 novos empreendimentos 9 fracassam não é verdade. O autor, Dan Kehrer, diz que "uma revisão das empresas que faliram feita pelo StartupJournal.com, uma divisão da Dow Jones & Co., mostra que a quantidade total de empresas que fracassaram nos Estados Unidos é muito exagerada" [ref (em inglês)].

O artigo também explica que cerca de um terço dos fechamentos de empresas que as estatísticas do governo apontam como falências são na verdade empresas de sucesso. Seus proprietários simplesmente venderam parte do negócio ou as fecharam para se aposentar ou seguir em outras atividades.

Dados da Série de Acompanhamento de Negócios do Departamento de Recenseamento dos Estados Unidos (U.S. Census Bureau's Business Tracking Series) mostram que cerca de 65% dos novos negócios continuam operando depois de quatro anos. Um outro estudo recente calcula que apenas 10% dos 5,5 milhões de pequenos negócios da nação (sem contar os autônomos) fecham todo ano.

Com este panorama para o sucesso, iniciar um novo negócio talvez não seja um risco tão grande, afinal. Se você falir, lembre-se que junto com a falência vem a experiência e o conhecimento para ajudar a ter sucesso na próxima empreitada. Muitos milionários por esforço próprio faliram antes de terem dado certo. E a cada vez que faliram, eles aprenderam uma lição para suas próximas idéias de negócio.

Agora vamos dar uma olhada em como economizar e investir podem fazer você ganhar um milhão de dólares.