Certificado de segurança digital

Autor: 
Lee Ann Obringer

Os compradores procuram com freqüência, uma parceria confiável (TTP - trusted third party) para aprovar seu site e seus métodos. A VeriSign (em inglês) pode prover seu site com um certificado de segurança digital que atesta a autenticidade do site. Isso ajuda os visitantes do site a terem confiança para se tornarem compradores e fará uma grande diferença na percepção de sua credibilidade. A VeriSign também oferece um programa chamado WebTrust, desenvolvido pelo American Institute of Certified Public Accountants (AICPA - principal organização americana dos contabilistas) e pelo Canadian Institute of Chartered Accountants (CICA - Instituto Canadense de Contadores Juramentados). Esse programa fornece um selo para ser exibido exibir em seu site se você cumprir determinados critérios: avaliação de seu negócio, contabilidade, práticas transacionais, bem como proteção das informações do consumidor. O site da VeriSign declara que "mais de 75% dos usuários da Internet têm uma impressão favorável sobre o selo da WebTrust e quase a metade deles relatam que ver o selo os incentiva a realizar a transação online".

Outra organização de vigilância é a Trust-e (em inglês). A Trust-e estabelece políticas de uso das informações pessoais, bem como a proteção dos consumidores. Há quatro programas de selos da Trust-e.

  • Privacy Seal Program (programa selo de privacidade) - empresas que exibem o logotipo geral da Trust-e precisam concordar em manter determinadas regras a respeito do uso das informações pessoais.
  • Trust-e's E-Health Seal Program (programa selo de saúde) - se seu site tem algo a ver com saúde, você precisa pesquisar este programa. Ele certifica que o site que exibe esse selo está cumprindo princípios específicos com relação à privacidade, qualidade e às melhores práticas.
  • EU Safe Harbor Program (programa porto seguro) - esse programa destina-se a empresas que realizam negócios na Europa e desejam submeter-se ao Safe Harbor Privacy Framework (Estruturas de Privacidade Safe Harbor) elaboradas pelo U.S. Department of Commerce (Departamento de Comércio dos Estados Unidos).
  • Children's Privacy Seal Program (programa selo de proteção à criança) - esse programa submete-se ao Children's Online Privacy Protection Act (COPPA - Ato de Proteção e Privacidade para a Criança Online) aprovado pelo FTC (Federal Trade Comission - Comissão Federal de Comércio) e autorizado pelo COPPA Safe Harbor.

Essas TTPs controlam o uso de seus logotipos através de vários links embutidos. Aliás, o site da Trust-e tem um aviso para pessoas que entram no site ao clicarem no logotipo trust-e, enquanto estavam em algum outro site de compras. O aviso diz que, se chegaram ali dessa forma, devem ter visitado um site fraudulento e pede para que entrem em outro link para reportar o fato.