O que é franquia?

Autor: 
Lee Ann Obringer

Imagine que você abrir seu próprio McDonald's, Bob´s, Boticário, CCAA ou BR Mania. Para fazer isso, você tem de comprar a franquia dessas empresas.

Pense em franquia como um pagamento a alguém por suas estratégias de negócio, de marketing, operacional e pelo uso do nome. A franquia é basicamente isso: você estabelece uma relação com um negócio de sucesso para que possa usar seus sistemas e capitalizar sobre uma marca já existente para obter um rápido retorno sobre seu investimento. Você está usando o sistema e o nome patenteados deles e administrando o negócio sob as regras deles.

Você ainda é seu próprio patrão? Sob alguns pontos de vista, não. Você ainda tem que responder para outra pessoa e seguir suas orientações. Na verdade, você não é dono do negócio: você possui os ativos que comprou para estabelecê-lo.

De acordo com o artigo "O que é franquia", de Robert Gappa, no site Franchise UPDATE (em inglês), há mais de 2.500 sistemas de franquia nos Estados Unidos, com mais de 534 mil unidades. Isso é cerca de 3,2% de todos os negócios e 35% de toda a renda de varejo e serviços nos Estados Unidos. No Brasil, segundo a Associação Brasileira de Franchising, existiam, em 2006, 1.013 sistemas de franquias, atingindo 62,5 mil franqueados, que faturaram R$ 39 milhões, valor 11% maior que 2005.