Como funciona a Pesquisa Industrial de Inovação Tecnológica - Pintec

Autor: 
Luís Indriunas


©2007 HowStuffWorks

A Pintec é a pesquisa sobre inovação tecnológica do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O principal objetivo da pesquisa é conhecer e mensurar o processo inovativo realizado pelas empresas brasileiras e assim compreender melhor o crescimento econômico do Brasil. Afinal um crescimento sustentável pressupõe inovações tecnológicas.

Esse tipo de pesquisa é recente no mundo inteiro. Os países nórdicos e a Itália foram os primeiros a fazê-las ainda nos anos 90. O modelo adotado pelo Brasil é semelhante ao usado atualmente na União Européia e foi definido pelo chamado Manual de Oslo, cuja 3ª edição foi lançada em 2005.

No Brasil, já houve três resultados da pesquisa. A última, divulgada hoje, mostra um crescimento nas taxas de inovação entre os anos de 2003 e 2005. O último resultado também levou em conta novas diretrizes como a ampliação dos números de empresas que participam da pesquisa, incluindo, por exemplo, empresas de telecomunicações,de informática e de pesquisa e desenvolvimento (P&D).

Conheça um pouco mais sobre a inovadora pesquisa do IBGE nesse artigo, que foi revisado pela coordenadora da pesquisa, Mariana Martins Rebouças.