O que é a inovação tecnológica?

Autor: 
Luís Indriunas

Uma das dificuldades encontradas pelos pesquisadores do IBGE que produzem a Pintec é ajudar o próprio empresário, principalmente entre as micro e pequenas empresas, a entender o que é exatamente inovação tecnológica. Para isso, o questionário foi moldado afim de que os entrevistados respondam e assim cheguem, junto com os entrevistadores, a entender melhor a definição.

A grosso modo, inovação tecnológica é toda a novidade implantada pela empresa, por meio de pesquisas ou investimentos, que aumenta a eficiência do processo produtivo ou que implica em um novo ou aprimorado produto. Assim, muita coisa pode ser definida como inovação tecnológica. Essas inovações estão divididas basicamente entre produtos e processos.

Vamos ver alguns exemplos do que seria uma inovação tecnológica, segundo os critérios do Pintec:

  • Introdução de novo produto ou variação de produto já existente. Por exemplo, numa indústria alimentícia, o lançamento de uma versão light ou diet de um produto;
  • A implantação de código de barras em empresas que não usavam;
  • Introdução de um determinado insumo que otimiza ou barateia determinada produção, no todo ou em parte;
  • Adequação de produtos às exigências das leis e outras portarias reguladoras;
  • Criação de um linha voltada para um segmento de mercado não explorado anteriormente. Por exemplo, uma indústria têxtil de artigos infantis que lança uma linha de roupas para adolescentes;
  • Melhorias na logística de armazenamento, transporte e distribuição dos produtos;
  • Aplicação de novos softwares que demande mudanças também no hardware ou otimiza a produção e/ou o produto.

Com os exemplos, é possível perceber que a inovação tecnológica deve estar ligada à implementação de produto e/ou processo novo (ou substancialmente aprimorado) para a empresa, não sendo, necessariamente, novo para o mercado ou para o setor de atuação da empresa..


©2007 HowStuffWorks

Definido o que é inovação tecnológica, veja quem participa da pesquisa.