O que fazem as operações?

Autor: 
Lee Ann Obringer
História da pesquisa de operações
As primeiras aplicações de pesquisa e análise de operações começaram em 1937, quando a Força Aérea Real Britânica precisou ampliar o alcance do equipamento de radar para localizar aeronaves inimigas. Eles começaram seus esforços analisando o equipamento, mas, como conseqüência, acabaram examinando o comportamento de pessoal e descobriram muitas possibilidades para melhorar as técnicas e habilidades dos operadores. Eles também descobriram deficiências na rede de comunicações.

Em 1942, tornou-se comum distribuir equipes de matemáticos, físicos e oficiais nas forças militares britânicas. O objetivo era testar equipamento e estudar a eficiência de armas e radares nas condições de operação.

Ainda em 1942, foram trazidas atividades de pesquisa de operações para o Naval Ordinance Laboratory (Laboratório de Ordenança Naval) dos EUA. Conseqüentemente, todos os comandos da Força Aérea Norte-Americana receberam ordens para incluir grupos de pesquisa de operações no seu pessoal. Ao fim da Segunda Guerra Mundial, as pesquisas de operações militares haviam se expandido muito.

Em 1948, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts ofertou estudos em Pesquisa de Operações, mas a indústria americana só começou a usar as técnicas a partir de 1950.

[Fonte: Britannica.com]

Como mencionamos na introdução, o papel das "operações" varia em cada negócio. Basicamente, as operações consideram todos os processos do negócio, dividindo, analisando e o tornando melhor, assim como seu produto final. A meta universal é a satisfação do cliente, que é atingida pela melhora da qualidade e eficiência e pela redução dos custos para todos. Adicione a isso a pesquisa de produtos inovadores e você pode obter o produto perfeito, com o processo de fabricação e o plano de marketing perfeitos. Seus clientes ficarão plenamente satisfeitos e seu negócio vai disparar como um foguete!

Aqui estão alguns dos processos ligados à produção e, portanto, ao gerente de operações.

  • pesquisa e desenvolvimento de um novo produto - gerentes de operações estão envolvidos nas decisões sobre a logística de fabricação de um novo produto: os custos, as habilidades necessárias, o equipamento e o treinamento de pessoal para fazer tudo acontecer;
  • fabricação e produção - é neste ponto que os gerentes de operações geralmente terão o maior impacto (dependendo do tipo de negócio). Ambos os processos precisam de revisão e melhoramento constantes;
  • cadeia de fornecimento - níveis e preços de compra, assim como armazenamento de matéria-prima e outros componentes do produto fazem parte do trabalho do gerente. Sob o ponto de vista das operações, são todos processos que devem ser revisados e melhorados freqüentemente;
  • gestão de qualidade - voltando ao assunto da satisfação do cliente, o nível de qualidade deve ser mantido tanto na produção do produto como no ambiente onde é produzido. Trabalhadores felizes fazem produtos melhores. As operações representam um grande papel na análise e melhora de qualidade em cada aspecto do negócio;
  • vendas e marketing - pesquisa de mercado e feedback de clientes são importantes para a criação de um programa de marketing de sucesso, bem como o desenvolvimento de novos produtos. Trabalhando junto com o marketing, as operações podem ajudar a companhia a preencher todas as necessidades dos clientes;
  • finanças - informações sobre o orçamento são importantes para todos os departamentos da companhia. É provável que o gerente de operações tenha que fornecer os custos para cada fase da operação, a fim de preparar os orçamentos adequados e estimar informações precisas sobre lucro/prejuízo. O reparo e substituição de bens de capital também fazem parte desse assunto;
  • recursos humanos - também podem fazer parte do papel do gerente de operações: identificar o melhor número de empregados para cada departamento e a organização geral de pessoal e estruturas de relatórios;
  • gestão das instalações - são assuntos em que o gerente pode estar envolvido: regulamentos ambientais, remoção de lixo ou eliminação do lixo dos processos, locações, segurança e saúde dos empregados.

Melhorando os processos do negócio, seja ele administrativo, de marketing, pesquisa e desenvolvimento ou qualquer outro, uma companhia pode conseguir um produto melhor, lucros maiores e uma base de clientes fiéis e satisfeitos. Como determinar onde estão os problemas?

Vamos dar uma olhada em algumas das técnicas para análise de processos dentro de um negócio.