Benefícios do pagamento eletrônico

Autor: 
Jennifer Hord

O pagamento eletrônico é muito conveniente para o consumidor. Na maioria dos casos, você apenas precisa entrar com suas informações de conta, tais como o número de seu cartão de crédito e endereço para entrega, uma única vez. Essa informação é armazenada em um banco de dados do varejista em um servidor de Web. Quando você volta para o site, é preciso apenas fazer o login com nome de usuário e senha. Completar a transação é simples como clicar seu mouse: tudo o que você precisa fazer é confirmar sua compra.

Os pagamentos eletrônicos diminuem os custos para as empresas. Quanto mais pagamentos eles podem processar eletronicamente, menos eles gastam em papel e postagem. Oferecer pagamento eletrônico também pode ajudar a melhorar os negócios e a manter clientes. É bem provável que um cliente volte para o mesmo site de comércio eletrônico onde suas informações já estão inseridas e armazenadas.


Cortesia Bank of America
Tela de confirmação de pagamento programado

Com todos os benefícios do pagamento eletrônico, não é de se admirar que seu uso esteja crescendo. Mais de 12 bilhões de pagamentos ACH foram feitos em 2004, um aumento de 20% desde 2003. O Estudo de Pagamentos da Reserva Federal de 2004 (em inglês) notou que de 2000 até 2003, os pagamentos eletrônicos cresceram à medida que os cheques diminuíram, o que sugere que os pagamentos eletrônicos estão substituindo os cheques.

Para melhor servir seus clientes, os bancos estão rapidamente mudando para oferecer serviços de pagamentos eletrônicos online. Na pesquisa de 2005 da Grant Thornton de executivos de banco descobriu-se que 65% dos bancos da comunidade e 94% dos grandes bancos oferecem pagamentos online 24 horas por dia. A maioria destes serviços é grátis para os membros e se comunicam facilmente com programas de software pessoais, como o Quicken ou MS Money. Alternativamente, os consumidores podem se inscrever para os serviços de pagamento de contas online como Paytrust (em inglês) ou Yahoo! Pagamento de Conta (em inglês). Estes serviços cobram uma tarifa mensal em troca da conveniência de pagamento de contas sem papelada.

Na próxima seção, vamos discutir as preocupações que algumas pessoas têm sobre usar o pagamento eletrônico.