Visão geral de mercado

Autor: 
Lee Obringer

Na fase de pesquisa deste exercício, você fez a coleta das informações necessárias para as primeiras seções do seu plano de negócios. Agora basta compilar as informações em um documento claro e conciso para que possa ser lido e entendido (e apoiado) pelas outras pessoas.

Com esta finalidade em mente, leia do começo ao fim as pesquisas de mercado e as planilhas que você montou e comece a dar sentido a tudo isso. Depois, comece a escrever uma boa visão geral do mercado. Você pode utilizar algumas informações do seu plano de negócios, contanto que as informações de mercado sejam atuais e específicas para os produtos que você está planejando. Se você não tiver um plano de negócios, ou acesso a ele, então as questões que você precisa responder nesta visão geral são:

  • Qual é o tamanho do mercado em potencial?
  • O mercado está crescendo, diminuindo ou estabilizado? Quais mudanças estão acontecendo?
  • O mercado está segmentado por preço, qualidade, faixa etária, renda ou uso do produto?
  • Quem é o seu público-alvo?
  • Quem são os seus concorrentes?

Exatamente como todas as outras seções do seu plano de marketing, não há regras para organizar seu plano. Organize a seção de visão geral de mercado de modo que pareça mais lógico e que ilustre melhor o mercado de seu produto.