Estratégia de praça

Autor: 
Lee Obringer

O terceiro P é de praça, embora na verdade seja uma referência à distribuição. Você pode pensar nisso como sendo a "praça" (local) da compra. A estratégia utilizada para vender e distribuir seu produto é um elemento muito importante de seu mix de marketing. Você quer que seu produto esteja disponível em todo lugar? Se fizer os cálculos, isso pode ser uma estratégia muito lucrativa. Ou, você quer criar uma demanda para ele porque é exclusivo e difícil de encontrar e precisa de conexões corretas ou até mesmo viagens a grandes cidades? (A propósito, o último também permitiria um preço mais alto.)

Assim como o preço, os locais onde seu produto está disponível dizem muito tanto sobre a qualidade quanto o "status" do produto. Seus canais de distribuição devem combinar com as metas de imagem de seu produto. Em outras palavras, se você estiver vendendo molduras de quadros de madeira feitos à mão com tapetes de tecido luxuosos, você provavelmente não vai querer vendê-los para o Wal-Mart. Você usaria uma imagem de alta qualidade para itens de luxo e os venderia em uma butique exclusiva ou outra loja. Por outro lado, se seu produto é um produto de cuidado para automóveis de linha mediana, então o Wal-Mart seria perfeito.

Veja algumas coisas que deve se lembrar quando planejar sua estratégia de distribuição:

  • Combine a "imagem" do seu produto com a do canal de distribuição e com a percepção dos clientes sobre o seu produto.
  • Fique por dentro das mudanças no mercado que também devem exigir mudanças na sua estratégia de distribuição.
  • Certifique-se de que seu produto possa receber a atenção que necessita no canal escolhido, tanto da equipe de vendas (eles são informados?), quanto do ponto de vista de espaço na prateleira (com quantos produtos da concorrência o distribuidor trabalha).