O papel do departamento ou profissional de marketing

Autor: 
Lee Obringer

O departamento ou profissional de marketing deve agir como um guia e liderar os outros departamentos e profissionais no desenvolvimento, produção, execução e suprimento de produtos ou serviços para seus clientes. A comunicação é vital. O pessoal do marketing tem uma melhor compreensão do mercado e das necessidades do cliente, mas não deve agir independentemente do desenvolvimento do produto ou do serviço ao cliente. Deve haver uma comunhão de idéias. O marketing deve estar envolvido sempre que se dicsute o desenvolvimento de um novo produto ou uma função relacionada ao cliente.

Não se atenha à ideia de que o marketing deve fazer estes planos e recomendações sozinho. É muito importante que o departamento ou profissional de marketing considere os comentários de muitas pessoas dentro da empresa. Não apenas os comentários e sugestões ajudam o restante da empresa a entender e apoiar os esforços de marketing, como também fornecem algumas análises inestimáveis sobre o que o cliente quer e sobre novas idéias que podem ter escapado ao restante da empresa. Por exemplo, seus técnicos de serviço e seus representantes do serviço ao cliente conhecerão bem as opiniões e necessidades dos clientes. Deixe que todos se envolvam e você terá um esforço mais coeso.

Os objetivos e diretrizes estabelecidos pelo marketing devem, pelo projeto, estar em linha com a visão e a missão da empresa. O alto escalão administrativo deve se envolver e estimular a cooperação de todos os departamentos na implementação do plano, integrando uma mensagem consistente em todos os canais de comunicação. Se este não for o caso, os esforços para colocar os produtos da empresa no mercado falharão. É simples assim.

Trabalhe entre todos os funcionários a idéia de que marketing é um esforço de equipe. Os indivíduos podem ter seus próprios objetivos e prioridades, mas se não considerarem os objetivos e a necessidade maior da empresa, podem atrapalhar os esforços e destruir os seus planos de marketing.

Para ilustrar isto, suponha que uma empresa implementou um programa de mala direta e colocou códigos nas etiquetas do correio para rastrear a fonte das listas de endereços a partir das quais os clientes fazem seus pedidos. Se os funcionários que recebem os pedidos não pedem e registram estes códigos, então o departamento de marketing não tem como saber quais listas estão funcionando e quais listas não estão. Normalmente, a cooperação entre os departamentos e o apoio do primeiro escalão para reforçar os procedimentos necessários é fundamental.

O departamento de marketing estuda o mercado e os clientes, determina o melhor modo para atingir estes clientes e trabalha com o restante da empresa para ajudar a determinar as necessidades de mercado do novo produto. Além disso, ele representa a empresa com uma voz consistente.

A seguir, vamos começar a rever as etapas para montar seu plano de marketing. Este é um processo de 4 etapas:

  1. pesquisar e analisar o seu negócio e o mercado
  2. planejar e escrever o plano
  3. implementar o plano
  4. avaliar os resultados