Como funcionam os planos de negócios

Autor: 
Lee Obringer

Você decidiu começar seu próprio negócio, calculou os riscos, viu que o projeto se encaixa nos seus objetivos de vida e que tudo isso promete ser desafiante e promissor. Se estiver começando do zero ou comprando uma franquia, a necessidade de planejamento deve ser avaliada. Um plano de negócios é uma ferramenta muito útil que pode ajudar a saber tudo o que é necessário antes de se arriscar em uma nova empreitada.

Mesmo que não se esteja procurando investidores, é preciso tempo e esforço ao se preparar um plano de negócios. Além dos planos de negócios certamente serem uma exigência para os novos empreendedores que procuram financiamento, também são uma maneira excelente para traçar  estratégias. Pode-se pensar no plano de negócios como um mapa rodoviário. O mapa rodoviário permite que você não só veja exatamente onde está, mas também para aonde irá e o que verá ao longo do caminho. 

Neste artigo, vamos analisar como formular um plano que possa ajudá-lo a determinar a base de seus negócios, otimizar suas chances de ser bem-sucedido e, além disso, gerar entusiasmo e empolgação sobre o negócio ao definir o plano para levantar investimentos. Vamos saber o que deve ser abordado no plano, como fazer pesquisas, projeções realistas, como definir os pontos principais e outras dúvidas que surgem quando se começa um processo de planejamento.

Aliás, o processo de planejamento faz parte do que torna a formulação do plano de negócios tão importante. Pensar em tudo o que deve fazer parte do plano fará com que você pense na logística do investimento do seu negócio e talvez até apareçam algumas idéias que não haviam sido consideradas antes.