Como funciona a previsão de vendas

Autor: 
Dave Roos

Administrar um negócio é como conduzir um navio. Assim como o capitão, você precisa manter seus olhos no horizonte para planejar seu próximo passo. Se houver nuvens se juntando, você deve proteger a carga do navio e avisar os companheiros de bordo para se protegerem. Se houver zonas rochosas à frente, você deverá pedir à tripulação que fique atenta para ajudá-lo a navegar com segurança até o outro lado. Se o próximo trecho da jornada for longo, você precisará estocar comida e suprimentos antes de deixar o porto.

Nos negócios, planejar o futuro e manter os olhos no horizonte é muito importante. E o melhor modo de fazer planos para o futuro é analisar cuidadosamente as tendências do passado, especialmente quando se está prevendo vendas de um produto ou serviço.

Assim como o capitão de um barco, os profissionais de previsão de vendas precisam manter o negócio no curso certo
© istockphoto.com / Kevin Miller
Assim como o capitão de um barco, os profissionais de previsão de vendas precisam manter o negócio no curso certo

 

A previsão de vendas usa os números anteriores para fazer prognósticos de desempenho em longo ou curto prazo.  É um trabalho traiçoeiro, porque muitos fatores diferentes podem afetar as vendas futuras: declínios econômicos, mudança de funcionários, alterações na moda e tendências, maior competição, recalls de fabricantes e outros fatores. Mas existem vários métodos padronizados para fazer previsões cada vez mais precisas.

Sem as previsões de vendas, torna-se muito difícil manter a empresa na direção correta. É preciso prestar atenção nas estações do ano para não investir muito em uma estação que vende pouco. É preciso prestar atenção no que dizem os analistas das indústrias que prevêem crescimento robusto em vendas em datas comemorativas, entre outros.

Mas qual é a importância exata da previsão de vendas para o bom planejamento financeiro (em inglês) e administrativo de um negócio? E quais são alguns dso métodos e tecnologias que garantem previsões mais precisas e seguras? Leia para saber mais.