Os outros salários, além do salário - férias e 13º

Autor: 
Luís Indriunas

Além do salário que você recebe todo mês, existem outros salários e benefícios que são incorporados indiretamente à sua renda. No Brasil, dois deles são o 13º salário e as férias remuneradas.

O 13º salário é um salário a mais por ano que tanto quem trabalha pelo regime da CLT quanto os servidores públicos recebem. Pela lei, o empregador pode pagar o benefício em duas vezes ou de uma vez só. Para o primeiro caso, os prazos para receber o pagamento são até dia 30 de novembro e até dia 20 de dezembro. Se o empregador optar por um só pagamento, ele deve ser até o 5º dia útil de dezembro.

O valor do 13º salário é proporcional ao número de meses do ano que a pessoa está empregada. Assim, se você estava contratado desde janeiro daquele ano, receberá o mesmo valor do seu salário. Se você foi contratado em outro mês, deve calcular proporcionalmente. O cálculo é assim:

Você deve dividir o seu salário por doze e depois multiplicar pelo número de meses contratados. Assim, se você começou a trabalhar em 1º de julho, deve dividir o salário por 12 e multiplicar por seis.

Já se você começou a trabalhar no dia 20 de julho por exemplo, você deve fazer duas contas. Primeiro, dividir o seu salário por 12. O primeiro resultado você multiplica pelo número de meses trabalhados por 30 dias completos. O segundo cálculo deve ser feito usando o valor para o mês completo, divindindo-o por 30 dias. Este valor deve ser multiplicado pelo número de dias trabalhados no mês (no caso, 10 dias). Com os dois resultados na mão, é só somá-los e você terá o valor do seu 13º.

Bom, além do 13º salário. Todo trabalhador brasileiro registrado em carteira tem direito a férias remuneradas de 30 dias após um ano de trabalho. Pela lei, essas férias devem ser gozadas no máximo um ano depois de ter vencido. Nas férias, o trabalhador recebe o salário integral, mais 1/3 do valor. Assim para calcular o salário é fácil, é só multiplica-lo por 1,3. Mas atenção, as férias só podem ser gozadas depois de um ano empregado.

Bom, olhando assim, você deve ter ficado animadíssimo com o tanto de dinheiro extra que é possível receber além do salário mensal. Pois, comece a se desanimar um pouco. Além desses benefícios, o salário de um trabalhador sofre vários descontos no seu contra-cheque ou holerite. Nesta página, você pode verifica-los.