Tecnologia para aumentar as vendas

Autor: 
Lee Ann Obringer

A quantidade de ferramentas disponível para o profissional de vendas é imensa. Para se ter uma idéia, você poderia ter algum dos dispositivos eletrônicos abaixo para ficar sempre conectado e disponível:

  • um beeper no cinto para aquelas pessoas que você quer ouvir mas não conhece;
  • o seu telefone celular para as pessoas que você quer ouvir e/ou ter contato independente do lugar onde você está ou para navegar na Internet e ver e-mails;
  • o seu PDA (Assistente Pessoal Digital) para olhar o endereço da próxima reunião, ver os e-mails, fazer anotações, conferir sua lista do que fazer, etc;
  • o seu laptop para usar nos aeroportos, para documentar as reuniões, as vendas que fez, ver seu e-mail, jogar, atualizar seu software de gerenciamento de contatos e completar um relatório. Você iria então sincronizar as informações com o seu PDA e estaria pronto para o dia seguinte;
  • um projetor digital para mostrar apresentações em PowerPoint.

Há aplicativos da Internet para as vendas que você pode acessar de qualquer lugar usando um celular que conecte a Internet ou um laptop. 

Você provavelmente conhece o CRM ou usa o Software de Gerenciamento de Contatos. Basicamente, este software foi a base para o que é agora o Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente ou CRM. Há muitos pacotes de programas disponíveis, desde os mais simples de gerenciamento de contatos, até o mais completo com a versão CRM. Você pode também encontrar programas usados na web para permitir o acesso à informação em qualquer lugar, a qualquer hora. Sem considerar em que nível sua empresa usa, é necessário ter pelo menos o software de gerenciamento de contatos.

O CRM é uma estratégia, um processo e uma tecnologia que permite que sua empresa faça a maioria das vendas otimizando a renda e entendendo melhor as necessidades dos clientes. O universo do CRM registra as vendas, como se fosse uma Força de Automação de Vendas, o marketing e o serviço ao consumidor em um software baseado na tecnologia. Em outras palavras, isso inclui as áreas da sua empresa que afetam as relações com os seus clientes. Isso coloca estas informações em um pacote isolado, que alimenta o programa com o que cada central de clientes precisa saber. Toda a interação com os clientes é guardada num sistema separado e essa informação é usada para administrar, medir e observar o processo de marketing, vendas e serviço ao consumidor e como eles se relacionam com o cliente. Geralmente, ele constrói uma ótima fidelidade e excelentes experiências com o cliente.

Não haverá falta de comunicação entre o departamento de vendas e o de marketing. O serviço de atendimento ao consumidor não culpará mais o de vendas por ter decepcionado os clientes. Não haverá mais culpados pelas soluções não implementadas. Com o CRM todos têm acesso ao que vai acontecer com cada cliente e pode acessar a informação necessária para mantê-lo satisfeito.

Agora, se nos concentrarmos na parte de vendas, podemos ver que com o CRM elas podem construir uma relação que pode ser aprofundada com o serviço de atendimento ao consumidor. Então, você tem uma grande chance de manter o cliente satisfeito e atender suas necessidades rapidamente e com eficiência. O marketing pode usar os dados para desenvolver novas soluções de negócios, direcionamentos e passar estas informações para toda a companhia.

Notas sobre como ativar o sistema CRM
Por melhor que seja o CRM, ele não trabalha sem planejamento prévio. Antes de disponibilizar o sistema de gerenciamento de contatos ou CRM para a equipe de vendas você deve:

  • planejar os detalhes das informações que você quer coletar
  • estabelecer os procedimentos e protocolar qual informação será colocada
  • padronizar frases e abreviações para os nomes das empresas ou informação de endereço
  • criar listas para termos comuns e itens que todos usariam
  • adotar formatos e estilos para o relatório e estabelecer modelos

Quando tiver a informação preliminar identificada e estiver pronto para entrar em ação, pense no tempo que terá sua equipe de vendas e tenha um recurso acessível para futuras questões e sugestões. Este é um processo que precisa ser planejado e administrado para ser efetivo.

O CRM é definitivamente o caminho do futuro. As empresas que não implementarem alguma forma de CRM terão dificuldades para deixarem os clientes tão satisfeitos quanto os concorrentes que tiverem o sistema.

Algumas dicas finais para gerenciar uma equipe de vendas vencedora:

  1. ajude sua equipe de vendas;
  2. dê a ela as ferramentas e as tecnologias que precisam para ter sucesso e ganhar da concorrência;
  3. encoraje o bom relacionamento entre os integrantes da equipe de vendas, produção e administração;
  4. comunique-se regularmente com a sua equipe;
  5. medie conflitos internos antes que acabem perdendo boas vendas;
  6. tome medidas para resolver problemas assim que eles aparecerem, não depois que tiver perdido sua equipe.