Como funciona a terceirização

Autor: 
Tim Crosby
­terceirização

Um gerente da fictícia empresa de fabricação Smith & Co. enfrentou um dilema. O produto mais novo da empresa em desenvolvimento prometia muito, mas também representava a despedida da especialidade interna da empresa. Para desenhar e executar o produto, a Smith & Co teria que ter toda uma nova linha de engenheiros com certas habilidades e equipamentos especializados. Todavia, o custo tomaria uma boa parte dos lucros projetados para a empresa.

Isso não era o único problema do gerente. O produto incluía um componente que a Smith & Co. não fabricava. Além do equipamento e de pessoal treinado para utilizá-lo, aquilo levaria tempo demais. O mercado estava pronto para seu novo produto. O atraso iria custar muito à companhia.

Terceirização de fabricação
Dimas Ardian/Getty Images
De maneira crescente, muitas empresas estão terceirizando a fabricação de produtos

O que o gerente poderia fazer? Ele poderia recorrer à terceirização para resolver esses problemas e auxiliar no sucesso da empresa.

Terceirização é quando uma empresa contrata outro indivíduo ou outra empresa para realizar uma tarefa especializada, seja fazendo um produto ou fornecendo um serviço, como relações humanas ou tecnologia de informação.

Pense em um proprietário de uma casa, por exemplo, que precisa de um trabalho de pintura. Ele pode sair e comprar pincéis, rolos, andaimes, escadas e então assumir o risco de que ele consegue fazer um bom trabalho sem cair do andaime. Ele também estará preso com o gasto de aquisição de todo o equipamento para uma tarefa que ele precisaria fazer uma ou duas vezes após alguns anos. Ou, ele poderia simplesmente contratar um pintor. A decisão de terceirizar funciona da mesma maneira.

Muitos países, incluindo os Estados Unidos, terceirizam freqüentemente. Até 2004, as empresas dos EUA terceirizaram cerca de 300 mil a quase 1 milhão de trabalhos, de acordo com fontes como a BusinessWeek [fonte: BusinessWeek (em inglês)]. Goldman Sachs prevê que esse número pode alcançar os 6 milhões até 2014.

O que é exatamente a terceirização e como ela é aplicada no mundo dos negócios? É mais econômico terceirizar localmente ou no exterior? E quais funções de negócios são mais passíveis de serem terceirizadas? Veja na próxima página para descobrir.