O que é terceirização?

Autor: 
Tim Crosby

Quando as empresas precisam de especialização ou habilidades que elas não possuem dentro de suas organizações, elas geralmente recorrem à terceirização para resolver seus problemas.

A terceirização significa justamente o que a palavra diz: "sair" para descobrir a "fonte" do que se precisa. Atualmente, muitas empresas terceirizam o que precisam para atender seus consumidores internos e externos. O consumidor externo é a entidade que adquire produto ou serviços de uma empresa e o consumidor interno são os próprios empregados e acionistas da empresa. A empresa pode obter os produtos, como peças de máquinas, e os serviços, como folha de pagamento, por meio da terceirização.

Custos laborais
Strdel/AFP/Getty Images
­Muitas empresas optam pela terceirização no exterior devido ao baixo custo laboral

A terceirização provavelmente consegue traçar suas raízes a partir das grandes empresas de manufatura, que contratavam empresas de fora para produzir componentes especializados que elas precisavam para os seus produtos. Fabricantes de carros, por exemplo, contratavam empresas para fazer componentes para unidades de ar condicionado, sistemas de som e tetos solares. Em alguns casos, eles moviam fábricas inteiras para países estrangeiros.

Entretanto, a grande mudança atualmente é a terceirização de serviços que se refere à contratação pelas empresas de negócios de fora que fornecem trabalho especializado e conhecimento.

A terceirização oferece muitas vantagens. Por exemplo, ela permite que as empresas procurem e contratem experts para um trabalho especializado. Usar a terceirização também auxilia as empresas a terem mais dinheiro na mão, liberando recursos para outros propósitos, como melhorias em geral. Ela também é geralmente mais barata em termos de salários e benefícios, além de reduzir riscos e custos.

A terceirização também pode ajudar uma empresa a focar em seus componentes centrais sem distrações de auxiliares e funções de suporte. Outra vantagem, como aquela envolvendo a fictícia Smith & Co, é a velocidade e a agilidade. Às vezes, é mais rápido e mais eficiente contratar algo feito por pessoas especializadas em uma função do que fazer com que a empresa acelere.

Todavia, a terceirização possui algumas desvantagens inerentes. A empresa geralmente possui uma menor supervisão direta e controle do produto ou serviço que está adquirindo, o que pode ameaçar a relação entre a empresa e seus consumidores.

A comunicação pode causar problemas. Terceirização no exterior pode levar a problemas de barreiras de idioma. A terceirização, especialmente no exterior, algumas vezes é criticada, o que pode significar más relações públicas para a empresa. Problemas de segurança, como manter uma informação proprietária privada, também podem surgir. Contratar uma empresa de fora apresenta desafios para a empresa que contrata.

Muitas grandes empresas utilizam a terceirização para preencher papéis em suas organizações que seriam muito caros ou ineficientes para elas fazerem sozinhas. Empresas menores também recorrem à terceirização, embora a redução de custos seja menor.

Componentes terceirizados podem incluir peças de aeronaves, redes de computador e automóveis.

Funções de serviços terceirizados podem incluir:

  • call centers
  • folha de pagamento e contabilidade
  • propaganda e relações públicas
  • manutenção predial
  • consultoria e engenharia
  • registros
  • suprimentos e estoque
  • despachante de serviço de campo
  • compras
  • serviços de alimentação e cafeteria
  • segurança
  • serviços de frotas

Essa lista torna fácil perceber por que a terceirização teve um impacto em praticamente todos os setores do mundo dos negócios. Quase todas as empresas possuem pelo menos uma ou mais dessas funções. Portanto, o impacto da terceirização é de longo alcance. Confira a próxima página para saber mais sobre os fundamentos econômicos da terceirização.